top of page
  • Foto do escritorSylvia Carvalho

ANEEL prevê mudanças nas regras para a microgeração distribuída.




A preocupação da instalação de células fotovoltaicas até alguns anos era o desperdício da produção excedente e o alto custo de armazenamento, afinal a geração feita durante o dia não poderia ser usada durante a noite, a não ser que esta fosse armazenada em baterias, mas a possibilidade da microgeração distribuída que injeta créditos na rede de distribuição para consumo posteriores, mudou isto.


No entanto, devido ao crescimento das instalações na rede distribuída, está trazendo uma preocupação entre os agentes interessados e antagônicos devido a perda na taxação e cabe agora a ANEEL conciliar os interesses destes agentes participantes da rede consumidora e distribuidora. Há o receio dos distribuidores de que as concessionárias sejam prejudicadas pelo aumento de consumidores que geram sua própria energia. 

E por isto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abrirá uma audiência pública para coletar subsídios que permitam uma mudança na resolução regulatória 482/2012, que trata das regras para a micro-geração distribuída.


A possibilidade de mudança na lei regulatória 482 para a injeção de excedentes na rede de distribuição, está provocando uma corrida a instalação de geração distribuída.

pois, vale lembrar que a nova regra será válida apenas para novas entradas rede


. Para aqueles que já estão no mercado, a regra anterior permanecerá. 


Fontes:https://www.ambienteenergia.com.br , https://www.opetroleo.com.br/

2 visualizações0 comentário
bottom of page